PUBLICIDADE

arte & cultura

Começa amanhã (22), a CASACOR SP, a maior mostra de arquitetura e decoração e paisagismo das Américas. Em sua 32ª edição, no Jockey Club, o destaque vai para o retorno de grandes nomes da arquitetura. Como João Armentano, Débora Aguiar, Naomi Abe, Dado Castello Branco, Jóia Bergamo, entre outros. Além disso, vários profissionais que conquistaram sucesso nas edições anteriores também estão de volta este ano, como Nildo José, Marina Linhares, Paola Ribeiro e Triplex Arquitetura.

Com o tema “A Casa Viva”, a mostra abre para a visitação do público a partir das 12h e pretende receber mais de 100 mil pessoas durante os dois meses de duração e traz a ideia de renovar a casa como refúgio e espaço para celebrar os laços de afeto, a convivência familiar e uma reconexão com a natureza. Entre os dias 22 de maio a 29 de julho, os arquitetos apresentam pontos de vista diversos sobre a questão, expondo criações únicas na mostra.

Confira abaixo as mostras mais esperadas desta edição:

Um dos principais nomes da arquitetura brasileira, Debora Aguiar está de volta à CASACOR São Paulo com o maior ambiente desta edição. Em parceria com o Grupo Cosentino, líder na produção e distribuição de superfícies inovadoras, a arquiteta apresenta a Casa Cosentino by Debora Aguiar. Inspirada na contemplação dos quatro elementos da natureza, Debora projetou uma casa urbana de 1.100 metros quadrados, para um casal antenado, viajado e amante das artes, que tem como proposta levar a natureza de fora para dentro dos espaços, sem fronteiras entre o in e o out.

Fernanda Morais, Fernanda Tegacini e Nathalia Mouco, mentes responsáveis pelo sucesso da Très Arquitetura, participam pela terceira vez da mostra. Este ano, as arquitetas donas de traços limpos, modernos e cheios de bossa, se viram influenciadas pela poesia rudimentar e fascinante que ronda o começo da história da humanidade, assim ressaltando a essência simbólica das cavernas como moradia primogênita e resgatando a origem do homem como ser que se apropria de algo e, de forma simples, o torna aconchegante e seguro. Nasce então, a Casa Menir, nome inspirado no primeiro símbolo de arquitetura conhecido, projetada para acomodar quem procura por funcionalidade, mas não abre mão do design humanizado.

Roberto Migotto criou para a 32º edição da CASACOR São Paulo o Le Riad Bontempo, em parceria com a marca. Em sua 21º participação na mostra (incluindo a edição internacional em Miami), o arquiteto Roberto Migotto, que carrega o status de um dos maiores profissionais de seu tempo, leva à sofisticação ao patamar mais elevado em uma área de 600 metros quadrados. Assim, o Le Riad Bontempo evoca as tradicionais construções do destino africano que inspirou clássicos do cinema como Casablanca e personalidades como Yves Saint Laurent, propondo um convívio integrado com a natureza e revendo os limites entre “dentro e fora”, em total sintonia com o tema “A Casa Viva” que a mostra adotou este ano.

A partir de uma visão contemporânea do morar, sem barreiras ou divisórias, Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr. do CASAdesign, projetam uma residência completa de 160 metros quadrados, a CASA DEZESSEIS. Funcional e personalizado, o ambiente é regado a luz e ventilação naturais e trazem um morar que se propõe a ser integrado, a partir de grandes vãos livres no interior do ambiente, aliado às grandes portas em vidro de correr, que possibilitam maior interação entre os ambientes e o lado externo, que conta com o lindo jardim da paisagista Talita Vitachi.

Os patrocinadores e apoiadores do evento são a Deca, a Renault e a Leroy Merlin é parceira nacional de sustentabilidade pelo segundo ano consecutivo. Além da Uniflex, Duratex, e as tintas Coral.

SERVIÇO

Período: de 22 de maio a 29 de julho

Horário: Terça a sábado, das 12h às 21h; domingo das 12h às 20h.

Local: Jockey Club de São Paulo

Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, nº 875 – Cidade Jardim

Foto: Divulgação