PUBLICIDADE

《 ARQUIVO 》

1 – Muitas dúvidas surgiram a respeito do uso frequente do álcool em gel, especialmente após a propagação do coronavírus. Sobre o vídeo que foi postado no WhatsApp mostrando que higienizar as mãos na direção pode interferir no teste do bafômetro é mito ou verdade?

Se por acaso o álcool estiver impregnado em um ambiente fechado durante a coleta, pode vir a interferir no resultado do bafômetro.

2 – Mesmo se a pessoa não tiver ingerido a bebida alcóolica?

Sim, Porém durante o procedimento nós repetimos a coleta 15 minutos após o primeiro resultado, dando tempo para o organismo eliminar o álcool que estava nas vias respiratórias. 

3 – A respeito de aperitivos como o bombom de licor e a utilização do vinho na comida também podem influenciar no resultado do teste? 

Se for algo como o ponche, com as frutas imersas no álcool, ele permanece. Quanto aos pratos que são feitos com vinho ou outros tipos de bebidas, o próprio calor faz com que o álcool evapore.  

A psicóloga carioca Daniela Faertes participa, nessa sexta-feira, do workshop Encontro de Mestres de Terapia Cognitivo-comportamental, com os palestrantes Robert Leath, diretor do Instituto Americano de Terapia Cognitiva em Nova York, e Irismar Reis, professor de Neurociências, no Hotel Meliá Paulista, em SP.